Questão
TRF/2 - 14º Concurso para Juiz Federal Substituto - 2012
Org.: TRF/2 - Tribunal Regional Federal da 2ª Região
Disciplina: Direito Tributário
Questão N°: 001

clique aqui e responda esta questão
Enunciado Nº 000259

Túlio da Silva, advogado domiciliado no Município do Rio de Janeiro, adquiriu uma motocicleta nova na Concessionária Duas Rodas Ltda. em março de 2013.


Todavia, ao tomar conhecimento do valor da alíquota do IPI que incidira sobre o veículo, e que montava a 35%, considerou-a confiscatória, daí porque decidiu ajuizar ação de repetição de indébito tributário em uma das Varas Federais da Capital, pleiteando a devolução do que foi pago a este título.


Como V.S. , na qualidade de Juiz Federal Substituto da Vara para a qual foi distribuída a inicial, se posicionaria na espécie?

Resposta Nº 001386 por Karla N G C Aranha Media: 5.50 de 2 Avaliações


Trata-se de ação de repetição de indébito, proposta por Túlio da Silva, com o intuito de questionar o montante pago a título de IPI, o qual considera ter efeito confiscatório em razão da elevada alíquota (na espécie, 35%).

Como sabido, a vedação ao efeito confiscatório de impostos trata-se, em verdade, de garantia constitucional do contribuinte, de não ter uma carga tributária demasiadamente elevada a ponto de comprometer o seu patrimônio. O Supremo Tribunal Federal já teve oportunidade de se manifestar acerca da sua incidência quando, por exemplo, considerou que a majoração das contribuições previdenciárias dos servidores públicos em patamares de até 25%, associados com a alíquota de 27,5% do imposto de renda, configuraria efeito confiscatório, suspendendo a majoração da contribuição.

Na espécie, o autor questiona a carga tributária de 35% sobre o valor de uma motocicleta, considerando-a confiscatória.

Sem razão o autor.

De início, é de se dizer que o imposto sobre produtos industrializados é marcado pela característica constitucional da seletividade, ou seja, pode ter suas alíquotas diferenciadas em razão da essencialidade do produto: aqueles mais essenciais têm alíquotas mais reduzidas e os menos essenciais, alíquotas mais altas.

Não obstante em um primeiro momento pareça alta, a alíquota estabelecida diz respeito a um imposto de caráter extrafiscal, que funciona também como um meio de controle de políticas públicas de economia. É dizer, se o Executivo quer manter controle sobre determinada área da economia, poderá lançar mão do IPI para modelar (dentro dos limites legais) seus objetivos.

Acerca da abusividade da alíquota e de um possível efeito confiscatório, para processar (e, consequentemente, acolher) o pedido do autor, necessário se faz analisar a constitucionalidade ou ilegalidade do percentual da alíquota, sem a qual, não é possível dizer que o imposto foi recolhido a maior.

 

Todavia, o instrumento utilizado não se adequa ao objeto da ação. Ou seja, a ação de repetição de indébito tributário busca a devolução, ao contribuinte, de tributos pagos indevidamente, quer seja por erro administrativo, quer seja por erro na operação do pagamento. No caso em análise, antes do pedido de restituição, deveria haver uma decisão declaratória de que não é o valor cobrado pelo fisco não é o devido, cabendo, a partir daí, o pleito de devolução do valor pago a maior.

Assim sendo, em razão da inadequação da via eleita pelo autor, deve ser extinta a inicial, nos termos do art. 267, VI, CPC.

Elaborar Resposta

Veja as respostas já elaboradas para este enunciado

Elabore a sua resposta agora e aumente as chances de aprovação!


Faça seu login ou cadastre-se no site para começar a sua resposta.


É gratuito!


0 Comentários


Seja o primeiro a comentar

Pessoas que mais responderam

01º Jack Bauer
422 respostas
02º MAF
358 respostas
03º Aline Fleury Barreto
224 respostas
04º Sniper
188 respostas
05º Carolina
155 respostas
06º SANCHITOS
127 respostas
07º rsoares
119 respostas
08º amafi
105 respostas
09º Ailton Weller
100 respostas
10º Guilherme
95 respostas
11º Gabriel Henrique
89 respostas
12º Ulisses de Lima Alvim
84 respostas

Ranking Geral

01º Jack Bauer
3374 pts
02º MAF
3086 pts
04º Aline Fleury Barreto
1931 pts
05º SANCHITOS
1403 pts
06º Sniper
1335 pts
07º Carolina
1176 pts
08º Guilherme
1079 pts
09º amafi
998 pts
10º rsoares
920 pts
11º Natalia S H
888 pts
12º Ailton Weller
792 pts
Faça sua busca detalhadamente

QUESTÃO

PEÇA

SENTENÇA

Mostrar Apenas: