DICAS DE ESCRITA



A exigência de redações e/ou questões discursivas em concursos, principalmente nas segundas fases, é maior do que se imagina. Elas podem ser decisivas para a sua aprovação e, por isso, o treino e estudo desse tipo de questão é essencial.O JusTutor foi criado justamente para estudos com o foco em questões discursivas e redações dos mais diversos concursos do Brasil, incluindo vestibulares. Atualmente, por exemplo, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), usado pela maioria das universidades públicas como forma de ingresso, exige que o candidato elabore uma dissertação sobre determinado tema. A nota dessa redação muitas vezes é o diferencial entre quem é aprovado e quem não é.


Além de saber o que escrever, é muito importante saber como escrever. Para isso, preparamos uma série de dicas que poderão te ajudar na elaboração de respostas escritas e redações em qualquer vestibular ou concurso do país.



Primeiramente, conheça o tipo de texto pedido para a prova que você irá fazer e treine esse modelo.


- Leia o edital do concurso ou vestibular que irá prestar e observe atentamente quais são os requisitos de avaliação em questões discursivas e redações.

- Busque as provas antigas e resolva todas elas, assim você irá saber o que é cobrado recorrentemente e o "estilo" da prova.

- Cronometre o tempo que você gasta na elaboração do seu texto ou de sua resposta e sempre tente diminuí-lo, mas sem deixar de lado a qualidade da escrita. Se você perceber que em menos de 40 minutos não consegue fazer uma boa redação, faça, então, nesse tempo.



Outras dicas importantes para você usar durante os estudos e, claro, na hora da prova são:


- Antes de escrever sua resposta ou redação no local determinado, faça um breve mapa mental planejando o seu texto. Isso economizará tempo e deixará sua resposta muito mais clara, pois evitará confusões e irá acelerar sua escrita.

- Evite a linguagem rebuscada ou frases muito longas, elas podem causar confusão na hora da leitura e facilitar erros de português.

- Quando tiver dúvidas sobre a grafia de uma palavra, evite escrevê-la. Procure sinônimos ou altere um pouco sua mensagem.

- Fique atento às repetições de expressões ou termos, isso deixa o texto cansativo.

- Fuja do senso comum. Construa seu texto sempre com o pensamento crítico apurado, evitando jargões e clichês.

- Demonstre conhecimento sobre o tema proposto usando, por exemplo, atualidades relacionadas a ele.

- Controle a quantidade de informação colocada no texto, conteúdo demais pode torná-lo cansativo e desconexo. Por outro lado, pouco conteúdo pode dar a entender que há falta de domínio sobre o tema.

- Se for usar siglas, escreva o significado da sigla por extenso e coloque-a entre parênteses. Isso pode ser feito apenas na primeira vez em que você citá-la, depois escreva apenas a sigla. Ex: "A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948."

- Quando fizer uma citação, nunca se esqueça de colocar aspas e o nome do autor da frase.

- Escreva sempre os números por extenso, com exceção de datas. Ex: "Atualmente, oito por cento da população brasileira se encontra em situação de extrema pobreza."

- Não se esqueça de demarcar bem o início de um novo parágrafo, mas sem exageros.

- Seja fiel ao tema proposto.

- Não se esqueça de revisar seu texto, atentando-se principalmente à pontuação e ortografia.

- Escreva com simplicidade e clareza, tanto na forma quanto no conteúdo. Busque fazer um texto organizado, com letras legíveis, respeitando as margens, usando corretamente as regras de gramática e evitando rasuras.



Se o seu foco é o ENEM, algumas dicas específicas são importantes:


- No dia da prova, faça primeiro a redação. Ela é a disciplina em que você tem mais chances de tirar uma nota boa, pois a correção não é da forma TRI (Teoria da Resposta ao Item). Com cabeça fresca e o corpo descansado você pode fazer um texto melhor.

- Colocar um título na redação é opcional.

- Respeite sempre os direitos humanos.

- Divida seu texto em quatro ou cinco parágrafos com uma média parecida de linhas.

- Mantenha uma posição firme e definida sobre o tema.

- Utilize argumentos coerentes com o seu posicionamento.

- Use interdisciplinaridade, ou seja, informações de outras áreas do conhecimento, pelo menos uma vez no seu texto, sempre fazendo uma ligação com o tema proposto.

- Você pode usar a interdisciplinaridade mais de uma vez.

- Apesar de a problematização poder ser mundial, o foco do seu texto deverá ser o Brasil.

- Na sua conclusão, coloque duas soluções bem detalhadas, de acordo com a sua linha de argumentação e possíveis de serem colocadas em prática.

- Fique atualizado ao que acontece no Brasil e no mundo. A redação do ENEM sempre abordará temas atuais como eventos mundiais, crises, novas leis, epidemias e muitas outras possibilidades.

Para mais dicas de concursos e escrita, acompanhe o JusTutor em nossa página do facebook, no twitter e, claro, aqui no site.

Em breve teremos novidades de cursos e mini-cursos para aprimorar seus estudos e garantir sua aprovação!

Publicidade

Faça sua busca detalhadamente

QUESTÃO

PEÇA

SENTENÇA

Mostrar Apenas:
https://cdnjs.cloudflare.com/ajax/libs/toastr.js/latest/toastr.min.js