Questão
TRF/3 - XVII Concurso para Juiz Federal Substituto do TRF da 3ª Região - 2015
Org.: TRF/3 - Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Disciplina: Direito Administrativo
Questão N°: 005

clique aqui e responda esta questão
Enunciado Nº 000325

Discorrer a respeito da noção de ato administrativo, ressaltando o critério hábil à sua identificação dentre as atividades jurídicas do Estado, bem como a respeito da extensão do controle judicial quanto ao mesmo.

Resposta Nº 000443 por Renata


Ato administrativo é espécie do gênero ato jurídico, que pode ser definido como sendo todo ato lícito que tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar ou extinguir direitos.

O ato administrativo é uma declaração do Estado, aqui entendido por todos aqueles órgãos que compõem tanto o Poder Executivo como os demais poderes, além das entidades da administração indireta detentoras de personalidade jurídica de direito público.

Saliente-se que o regime jurídico é o administrativo, na qual a Administração atual com supremacia sobre o particular. O regime jurídico-administrativo gera um conjunto de prerrogativas e de restrições, não identificadas nas relações entre particulares, caracterizado pela incidência de específicas normas jurídicas (princípios e regras). Para Celso Bandeira de Mello, o regime jurídico-administrativo é formado por princípios magnos, em função dos quais se originariam todos os demais princípios que contornam a atividade administrativa: a supremacia do interesse público e indisponibilidade do interesse público.

Os atos administrativos decorrem da manifestação de vontade da Administração, razão pela qual podem ser revogados, por conveniência e oportunidade, ou anulados, em caso de vícios que não ensejam convalidação.

Prevalece que o controle judicial se dá tão somente quando estes atos são eivados de ilegalidade. Assim, ainda que se trata de ato discricionário, o Poder Judiciário pode declará-lo irrazoável ou desproporcional, caso o mérito do ato esteja fora da margem de discricionariedade fornecida pela Lei ao Administrador.

Quanto à revogação do ato, por ser critério de conveniência e oportunidade, caberia somente à própria Administração Pública, sendo indevido ao Poder Judiciário imiscuir-se na vontade do administrador. 

Correção Nº 000205 por Daniela Nadia Wasilewski Rodrigues


Renata, esta foi uma questão discursiva para prova de Juiz Federal, onde o nível de correção costuma ser altíssimo, onde ganha pontos quem menciona os principais doutrinadores e entendimentos do STJ e STF. Achei bacana você ter mencionado o Celso Antonio Bandeira de Mello. Porém achei sua resposta um pouco sem coesão textual, as idéias pareceram ficar meio soltas no texto. Sugeriria para você iniciar o texto com a ideia do terceiro parágrafo e depois passar para a parte dos atos administrativos. Seria bom mencionar também os princípios da Administração Pública a que os atos estão sujeitos.

Quanto à parte do controle judicial, ele não se dá apenas em caso de ilegalidade (que é não atender a lei), pois há outros princípios que o ato deve atender. Por isso acho que numa prova real, iriam te descontar nota quanto a este ponto. 

Segue uma sugestão de artigo sobre este assunto: http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=9561&revista_caderno=4

Comentários à correção feita por Daniela Nadia Wasilewski Rodrigues

Recentes

0

Elaborar Correção

Veja as respostas já elaboradas para este enunciado

Elabore a sua Correção agora e aumente as chances de aprovação!


Faça seu login ou cadastre-se no site para começar a sua correção.


É gratuito!

Pessoas que mais responderam

01º Jack Bauer
422 respostas
02º MAF
358 respostas
03º Aline Fleury Barreto
224 respostas
04º Sniper
188 respostas
05º Carolina
155 respostas
06º SANCHITOS
127 respostas
07º rsoares
119 respostas
08º amafi
105 respostas
09º Ailton Weller
100 respostas
10º Guilherme
95 respostas
11º Gabriel Henrique
89 respostas
12º Ulisses de Lima Alvim
84 respostas

Ranking Geral

01º Jack Bauer
3374 pts
02º MAF
3086 pts
04º Aline Fleury Barreto
1931 pts
05º SANCHITOS
1403 pts
06º Sniper
1335 pts
07º Carolina
1176 pts
08º Guilherme
1079 pts
09º amafi
998 pts
10º rsoares
920 pts
11º Natalia S H
888 pts
12º Ailton Weller
792 pts
Faça sua busca detalhadamente

QUESTÃO

PEÇA

SENTENÇA

Mostrar Apenas: