Questão
TJ/RJ - 44º Concurso para ingresso na Magistratura de Carreira - 2012
Org.: TJ/RJ - Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
Disciplina: Direito do Consumidor
Questão N°: 005

clique aqui e responda esta questão
Enunciado Nº 000722

Maria, modesta costureira do interior, adquire da empresa fabricante uma máquina de costura, para a realização de trabalho em prol de sua sobrevivência e de sua família. Pode Maria ser considerada consumidora, para o fim de aplicação, em seu favor, das normas do CDC em demanda ajuizada em face da referida empresa? Responda, fundamentadamente, abordando, brevemente, as teorias acerca do conceito de consumidor.

Resposta Nº 000966 por SANCHITOS


Com base no art. 2º do CDC, doutrina e jurisprudência criaram duas teorias principais acerca do conceito de consumidor.

Para a teoria maximalista (ou objetiva), consumidor é todo aquele (pessoa física ou jurídica) que adquire ou utiliza produto/serviço, retirando-o da cadeia produtiva, como destinatário final fático. Pouco importa a intenção da operação (por isso objetiva), se o produto ou serviço será usado para consumo doméstico ou profissional, independe da destinação que fará do bem ou serviço, será considerado consumidor por uma simples análise da realidade material. 

Diversamente, segundo a teoria finalista (ou subjetiva, teleológica), consumidor é o destinatário final fático e também econômico do bem/serviço (pessoa natural ou jurídica). Assim, não basta a retirada do bem/serviço da cadeia produtiva, sua finalidade não pode ser profissional e/ou lucrativa, como parte direta ou indireta do fornecimento de outros bens ou serviços. Por depender da intenção do agente é chamada de subjetiva.

A par dessas duas correntes antagônicas - a primeira demasiadamente ampliativa e a segunda, restritiva - surgiu corrente intermediária, denominada teoria finalista aprofundada ou mitigada. Nesta, utiliza-se abstratamente a teoria finalista; contudo, a depender da análise de caso concreto. Verificada alguma vulnerabilidade na relação operacional (razão fulcral do direito consumerista), aplicam-se as regras protetivas do CDC. Caso contrário, afasta-se. Essa nos parece a teoria mais justa e equilibrada, atualmente prevalente junto aos Tribunais, incluindo o STJ.

Dessa forma, analisando o caso posto, nota-se clara relação consumerista na aquisição da máquina de costura por Maria. Ainda que a intenção de Maria seja o uso profissional do bem, verifica-se vulnerabilidade econômica, fática (essencialidade do bem), técnica e jurídica frente ao fornecedor.

Assim, reconhecida a vulnerabilidade concreta de Maria (art. 4º, I, CDC), mostra-se adequada, necessária e proporcional a aplicação das normas de proteção do CDC.

 

Correção Nº 000566 por Daniela Nadia Wasilewski Rodrigues


Excelente resposta Rodrigo, bem didática e coesa. Eu já vi questões sobre estas teorias em algumas provas de segunda fase (até porque a matéria de Direito de Consumidor não é muito extensa), então você fez bem em treinar esta resposta. 

Comentários à correção feita por Daniela Nadia Wasilewski Rodrigues

Recentes

0

Elaborar Correção

Veja as respostas já elaboradas para este enunciado

Elabore a sua Correção agora e aumente as chances de aprovação!


Faça seu login ou cadastre-se no site para começar a sua correção.


É gratuito!

Pessoas que mais responderam

01º Jack Bauer
422 respostas
02º MAF
358 respostas
03º Aline Fleury Barreto
224 respostas
04º Sniper
188 respostas
05º Carolina
155 respostas
06º SANCHITOS
127 respostas
07º rsoares
119 respostas
08º amafi
105 respostas
09º Ailton Weller
100 respostas
10º Guilherme
95 respostas
11º Gabriel Henrique
89 respostas
12º Ulisses de Lima Alvim
84 respostas

Ranking Geral

01º Jack Bauer
3374 pts
02º MAF
3086 pts
04º Aline Fleury Barreto
1931 pts
05º SANCHITOS
1403 pts
06º Sniper
1335 pts
07º Carolina
1176 pts
08º Guilherme
1079 pts
09º amafi
998 pts
10º rsoares
920 pts
11º Natalia S H
888 pts
12º Ailton Weller
792 pts
Faça sua busca detalhadamente

QUESTÃO

PEÇA

SENTENÇA

Mostrar Apenas: