Questão
TJ/MS - 30º Concurso para Juiz Substituto - 2012
Org.: TJ/MS - Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul
Disciplina: Direito (Teoria Geral, Filosofia e Sociologia)
Questão N°: 002

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Enunciado Nº 003957

O positivismo jurídico, formado especialmente a partir da primeira metade do século XX, defende a tese da neutralidade, rompendo com a perspectiva do direito natural, até então preponderante na explicação do Conceito de Direito. Um dos críticos da tese da neutralidade é o filósofo alemão Jürgen Habermas, para quem a burocracia procedimental somente estará legitimada se satisfizer a critérios democráticos constantes em sua Teoria da Ação Comunicativa. Com base nas considerações acima, pergunta-se: a) Em que consiste a tese da neutralidade defendida pelo positivismo jurídico? b) Quais os três requisitos formais que, metodologicamente, de acordo com a escola do positivismo jurídico, devem ser satisfeitos para o reconhecimento do Direito? c) De que forma a teoria proposta por Habermas asseguraria legitimidade ao procedimento burocrático de reconhecimento do Direito?

Resposta Nº 007298 por gchamber


A tese da neutralidade defendida pelo positivismo jurídico consiste na ideia de que a teoria do direito não deve realizar avaliações morais a respeito do seu objeto, assim como o aplicador da norma deve asssumir uma posição moralmente neutra, limitando-se a decidir conforme o direito vigente.

Para os positivistas, as normas encontram fundamento em outra norma, em um sistema jurídico hierarquizado, de modo que, metodologicamente, para o reconhecimento do Direito, devem ser satisfeitos os requisitos formais de competência (autoridade competente para criação daquele tipo de norma), do procedimento de edição e a congruência com a norma superior, o que permite decisão no caso de eventual incompatibilidade no conteúdo das normas (antinomia jurídica).

Crítico desse posicionamento, para Habermas o fundamento do Direito estaria na razão comunicativa. Destarte, para o autor, a sociedade deve ser pautada na razão comunicativa, na criação de espaços públicos onde os serem humanos possam, de forma ética, dialogar e chegar a consensos sobre seus problemas. Nas sociedade contemporâneas, o local de diálogo, por excelência, seria o processo legislativo, no bojo do qual deveriam ocorrer diálogos e, havendo consensos sociais, o Direito encontraria seu fundamento democrático.

 

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