Uma dica para controlar o tempo durante os seus estudos

03/10/2017 - 08h00

Foto: Morguefile - jentsoi


Quando eu estudei para concursos, usei um cronômetro desde o primeiro dia. Quem já leu meu livro (Juiz Federal: lições de preparação para um dos concursos mais difíceis do Brasil) conhece essa história. Eu usava um relógio Casio um pouco mais simples que esse aí da foto. Foi meu companheiro durante meses.

Qual é a razão de se usar um cronômetro? Controlar o tempo efetivamente estudado. A gente se ilude muito quando tem um desafio pela frente que exige horas e mais horas de dedicação. De repente, você passou manhã, tarde e noite no seu quarto, com os livros à sua frente, mas não estudou nem três horas direito. Nesse meio tempo, você foi ao banheiro dezenas de vezes, atendeu telefone, olhou as redes sociais, conversou com alguém da sua casa, conferiu o que estava passando na TV, fez um lanche etc. Tudo isso é tempo que você deixou de estudar e, se você não usar um cronômetro, pode ser que você passe por um sistema de auto-ilusão: acha que estudou várias horas quando, de tempo líquido, seu estudo rendeu muito pouco.

Arrume um cronômetro e use. Começou a estudar, libere a contagem. Parou por qualquer motivo, ainda que por dois minutos, de uma pausa. Voltou, solte novamente o cronômetro.

Com isso, você terá a exata noção de quanto tempo estudou naquele dia e não vai se enganar. Claro, há muito mais coisas envolvidas do que isso. Oito horas de estudo intercaladas por intervalos a cada quinze minutos costumam ser menos eficientes do que cinco horas frente aos livros, mas com puxadas de 50 minutos ou uma hora. A concentração só é atingida depois de um tempo, razão pela qual, além de usar o cronômetro, é importante que você não dê pausas a cada dez minutos. Tente fazer com que seus intervalos sejam apenas a cada bloco de estudo de 50 minutos, em média.


Alexandre Henry

Professor e Juiz Federal


P.S.: caso você tenha Twitter, publico algumas coisas por lá. Perfil: https://twitter.com/henryprosa




Confira outros textos publicados com dicas para concursos:


- As bancas de concursos têm preconceito contra pessoas mais velhas?

- Dicas para responder questões de múltipla escolha

- As duas vezes em que achei que tudo estivesse perdido

- Como se concentrar durante os estudos (parte 2)

- Como se concentrar durante os estudos (parte 1)

- Pensou em desistir dos estudos? Use a técnica do barquinho!

- Como saber qual é a hora de desistir dos concursos?

- A insegurança na preparação para concursos

- Dicas para responder questões do tipo "falso" ou "verdadeiro"

- Um estudo que não pode faltar em sua preparação para concursos

- Prova de 1ª fase: uma dica que vale para todos os concursos

- Deixar de trabalhar para estudar o dia todo é recomendável?

- É possível passar em um concurso estudando por apostilas?

- Jurisprudência: dicas de como organizar seus estudos


P.S.: confira o guia que fizemos para o curso de técnico e analista da Justiça Federal. Ele traz uma pesquisa completa com 699 aprovados. Clique aqui para acessar.






As 10 mais

Publicidade

Faça sua busca detalhadamente

QUESTÃO

PEÇA

SENTENÇA

Mostrar Apenas: