STF: candidato não pode ser excluído de concurso após absolvição em ação criminal

22/06/2016 - 14h38

O STF reiterou, em recente julgamento, seu entendimento de que o candidato não pode ser excluído de um concurso se foi absolvido em processo criminal no qual era réu. A ementa assim ficou redigida:


AG. REG. NO ARE N. 664.019-BA

RELATOR: MIN. ROBERTO BARROSO

EMENTA: DIREITO ADMINISTRATIVO. AGRAVO REGIMENTAL EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO. CONCURSO PÚBLICO. INVESTIGAÇÃO SOCIAL. CANDIDATO ABSOLVIDO NO PROCESSO CRIMINAL. DECISÃO ALINHADA À JURISPRUDÊNCIA DO STF. OFENSA AOS ARTS. 5º, XXXV, LV, LXIX, E 93, IX, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. DESCABIMENTO.

1. A jurisprudência desta Corte firmou o entendimento de que viola o princípio constitucional da não culpabilidade (art. 5º, LVII) a exclusão de candidato de certame após absolvido em processo criminal. Precedentes.

3. A decisão agravada contém fundamentação suficiente, embora em sentido contrário aos interesses da parte recorrente, circunstância que não configura violação ao art. 93, IX, da Constituição.

3. Inexiste repercussão geral da controvérsia relativa à suposta violação aos princípios do contraditório, da ampla defesa, dos limites da coisa julgada e do devido processo legal, quando dependente da prévia análise da legislação infraconstitucional (Tema 660 - ARE 748.371-RG, julgado sob a relatoria do Ministro Gilmar Mendes).

4. Agravo regimental a que se nega provimento.


Segundo o relator do processo, "o Supremo Tribunal Federal firmou o entendimento de que viola o princípio constitucional da não culpabilidade (art. 5º, LVII) a exclusão de certame de candidato que responde a inquérito policial. Nesse contexto, conclui-se igualmente ofensiva à Constituição a exclusão de candidato que foi absolvido em processo criminal".


Saiba como responder questões gratuitamente no JusTutor! Clique aqui!

As 10 mais

Publicidade

Faça sua busca detalhadamente

QUESTÃO

PEÇA

SENTENÇA

Mostrar Apenas: