Como saber qual é a hora de desistir dos concursos?

25/09/2017 - 08h00

Ontem, eu escrevi aqui no JusTutor sobre aquela sensação de insegurança que aparece com frequência em todo mundo que está estudando para concursos. Mais especificamente, aquela sensação de que você estuda, estuda, mas continua sem saber praticamente nada. Não leu o texto? Vou colocar o link ao final para você conferir.

Bom, escrevo hoje sobre outra dúvida de muito estudante: até quando vale a pena sacrificar a vida pessoal em prol de uma preparação para concursos? Por quanto tempo insistir naquela luta para ser aprovado, sem saber se realmente a posse no tão cargo sonhado chegará algum dia?

Essa dúvida já apareceu na cabeça de todo estudante também, pode ter certeza. Na minha, ela nem precisou esperar o início dos meus estudos, pois eu mesmo estabeleci para mim de antemão um prazo para passar no concurso de juiz, que era o meu sonho: três anos. No final das contas, passei exatos doze meses estudando feito louco até ser aprovado para Juiz Federal no TRF da 5ª Região, aí estudei de forma bem desleixada por mais dois meses, só porque eu tinha a prova oral de Juiz Federal do TRF da 1ª Região pela frente. Em síntese, eu não cheguei nem perto daquele limite que estabeleci para mim mesmo e, por isso, não posso dizer se realmente eu teria jogado a toalha trinta e seis meses depois de ter, em uma segunda-feira, aberto a Constituição Federal para iniciar minha jornada de estudos.

Talvez você já esteja estudando há mais do que esses três anos e a dúvida te consuma de forma exaustiva, ainda mais depois de ler o que eu acabei de escrever. Vamos com calma. Eu perguntei para 790 servidores do Judiciário e do Ministério Público quanto tempo eles tinham estudado até conseguir a aprovação no concurso. Dos entrevistados, 8,36% respondeu que havia passado mais de três anos lutando pela vaga. Esse número subiu para 10,86% quando restringi a análise aos 313 analistas dessa pesquisa (havia também técnicos, agentes administrativos etc.). Quando eu fiz a mesma pergunta para 704 magistrados, seja da Justiça Federal, Estadual ou do Trabalho, o percentual disparou: 40,91% responderam ter estudado mais de três anos até a aprovação.

Daí você vê que, quanto mais difícil o concurso, maiores são as chances de você passar bons anos estudando até conseguir a sua vaga.

Se você me perguntar qual é o momento em que o melhor é desistir, eu não vou saber te responder. Isso é muito pessoal. Para alguns, o momento é aquele em que você enxerga que, apesar de não ter conseguido passar no concurso dos seus sonhos, o cargo atual ocupado na verdade é muito bom e traz uma satisfação incrível. Para outros, as circunstâncias da vida, sejam elas de ordem financeira ou pessoal, é que determinarão o momento de jogar a toalha. Mas, para a maioria, talvez a resposta mais exata sobre quando parar de estudar seja: só depois da aprovação.

Você pode dizer que é fácil para alguém como eu, que passei com um ano apenas de estudo, dizer que só se deve parar de estudar após conseguir a vaga. Mas, não é bem assim. Nas minhas pesquisas com aprovados em diversos cargos, eu sempre peço para eles deixarem uma palavra final, um conselho para os estudantes. É impressionante a quantidade de entrevistados que relata uma preparação muito difícil e demorada, mas que aconselham a não desistir nunca, pois, após toda aquela agonia sem fim, a conquista faz você olhar para trás e perceber que tudo valeu a pena.

Enfim, desistir ou não vai de cada um. A minha experiência é que, a menos que você tenha encontrado uma satisfação muito grande no seu trabalho atual ou que as circunstâncias da vida realmente te impeçam de continuar a sua jornada, o ideal é você respirar fundo e seguir em frente, confiante que, um dia, mesmo que demore muito, a sua vez chegará.

Alexandre Henry

Professor e Juiz Federal




Confira outros textos publicados com dicas para concursos:


- As bancas de concursos têm preconceito contra pessoas mais velhas?

- Dicas para responder questões de múltipla escolha

- As duas vezes em que achei que tudo estivesse perdido

- Como se concentrar durante os estudos (parte 2)

- Como se concentrar durante os estudos (parte 1)

- Pensou em desistir dos estudos? Use a técnica do barquinho!

- Como saber qual é a hora de desistir dos concursos?

- A insegurança na preparação para concursos

- Dicas para responder questões do tipo "falso" ou "verdadeiro"

- Um estudo que não pode faltar em sua preparação para concursos

- Prova de 1ª fase: uma dica que vale para todos os concursos

- Deixar de trabalhar para estudar o dia todo é recomendável?

- É possível passar em um concurso estudando por apostilas?

- Jurisprudência: dicas de como organizar seus estudos


P.S.: confira o guia que fizemos para o curso de técnico e analista da Justiça Federal. Ele traz uma pesquisa completa com 699 aprovados. Clique aqui para acessar.


As 10 mais

Publicidade

Faça sua busca detalhadamente

QUESTÃO

PEÇA

SENTENÇA

Mostrar Apenas: