2ª fase: uma dica para melhorar as suas respostas

06/10/2017 - 08h00

Foto: arquivo pessoal


Vamos continuar os textos sobre dissertações e questões discursivas. Até agora, já falei sobre a importância da prática e sobre a necessidade de você entender o que o examinador deseja com a pergunta, bem como a importância de você não deixar nada de fora.

Falemos então da estruturação da sua resposta.

Um bom texto deve primar pela coesão, qualidade que está relacionada com aquelas palavrinhas que ajudam a dar um encaminhamento de ideias. Você já leu um texto que parece perfeito, fluido, em que você desliza por ele até chegar ao fim sem qualquer dificuldade? Provavelmente, o segredo dele foi um bom uso dos elementos de coesão. Por outro lado, tenho certeza de que você já leu textos truncados, estranhos, que parecem mais uma corrida de saltos do que uma caminhada harmônica.

Um pequeno exemplo de um texto que você consegue compreender, mas que não tem fluidez:

É preciso destacar que Joãozinho era um menino bom. Certo dia, ele sofreu abuso de um vizinho. Joãozinho se tornou um menino arredio, que chorava pelos cantos e não queria mais ir à escola. Sua mãe procurou ajuda de um especialista. O especialista identificou o problema. A polícia foi comunicada. O vizinho foi preso. João se mudou para outra casa e começou um tratamento. João superou o trauma. Joãozinho voltou a ser um garoto feliz.

Esse mesmo texto, agora com elementos que ajudam a tornar o texto mais coeso (em letra maiúscula):

INICIALMENTE, é preciso destacar que Joãozinho era um menino bom. Certo dia, PORÉM, ele sofreu abuso de um vizinho e, EM CONSEQUÊNCIA, ELE se tornou um menino arredio, que chorava pelos cantos e não queria mais ir à escola. FOI ENTÃO QUE sua mão procurou a ajuda de um especialista, QUE identificou o problema E, EM CONSEQUÊNCIA, a polícia foi comunicada, sendo preso o TAL vizinho. DEPOIS DISSO, João se mudou para outra casa e começou um tratamento. ENFIM, Joãozinho superou o trauma E voltou a ser um garoto feliz.

Percebeu a diferença? Os dois textos dizem a mesma coisa, mas o segundo é muito mais fluido e agradável de ser lido. Em uma prova, embora o que conte mesmo seja o conteúdo, redigir um texto coeso é de grande valia, pois mostra ao examinador não apenas que você domina a técnica da escrita, mas também facilita com que ele entenda o que você quis dizer. Lembra do que eu falei sobre os elementos de coesão? Eles ajudam a encaminhar as ideias. Por meio deles, você faz com que suas ideias cheguem de forma mais clara ao examinador.

Como construir textos que sejam bons no quesito coesão? Primeiro, leia sobre o tema. Há inúmeras páginas da internet que falam sobre isso, trazendo listas de elementos de coesão. Depois, pratique. Pegue textos que você já escreveu e veja se não há como torná-los mais harmônicos com a inclusão de algumas palavras desse tipo. Com o tempo e a prática, seu texto ficará cada vez melhor.

Nossa conversa sobre provas de segunda fase, incluindo dicas de redação, ainda vai longe. Continuamos falando sobre isso em breve.


Alexandre Henry

Professor e Juiz Federal


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