Peça
PC/PI - Concurso para Delegado de Polícia Civil - 2014
Disciplina: Direito Penal
Peça: Polícia: manifestações e petições de Delegado(a)

clique aqui e responda esta questão
Enunciado Nº 001475

GORGIAS, brasileiro, maior, se envolve em um acidente de trânsito com PROTÁGORAS, brasileiro, maior, na cidade de Teresina-PI, fato ocorrido às 10h30 do dia 10.07.2014.


Após a ocorrência do sinistro, ambos iniciam uma discussão que redundou em agressões verbais, findadas pela intervenção de terceiros presentes no local. Logo em seguida, PROTÁGORAS, revoltado, se dirige até o seu veículo e de lá retira uma pistola cal.380. GORGIAS, percebendo que seu desafeto se encontrava com arma em punho, tenta empreender fuga, mas é alvejado nas costas por 03 (três) tiros disparados por PROTÁGORAS.


Neste momento passa uma viatura da Polícia Civil e os policiais que presenciaram a ação delituosa de PROTÁGORAS lhe dão voz de prisão, arrecadando a arma que efetuou os disparos com as respectivas munições. Os mesmos policiais isolam a área da ação delituosa e com a chegada de servidores do Instituto de Criminalística e do IML conduzem PROTÁGORAS à Delegacia de Homicídios, responsável pela autuação em flagrante delito e instrução do respectivo inquérito policial. Uma vez apresentado PROTÁGORAS ao Delegado titular da Delegacia de Homicídios, juntamente com a arma e munições arrecadadas, fora o mesmo autuado em flagrante delito. Na qualidade de Delegado de Polícia responsável pelo Auto de Prisão em Flagrante de PROTÁGORAS, elabore DESPACHO contendo atos ordinatórios da peça flagrancial tendentes ao prosseguimento da instrução do inquérito policial, conforme preceitua a legislação pátria.

Resposta Nº 000595 por Gabriel Henrique Media: 0.00 de 1 Avaliação


Atualmente já é passifico nas jurisprudencias o homicido privigiado,devido o agente comer um homicidio impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domínio de violenta emoção ou logo em seguida de injusta provocação da vitima, uma visão que já vinha sendo admitida pela doutrina moderna como autores modernos, e o caso de Rogério Greco já vinha qualificando no Código penal sem muita força perante os tribunais,devido Protágoras ao momento do ato está em completa revolta emocional a conduta cometida por ele se configura presente §1 do artigo 121 do CP,se o caso poderá o juiz recorrer a diminuição de pena de um sexto a um terço da pena.

Não é de hoje, que temos ocorrencia com armas de fogo no Brasil, antes da criação Estatudo do Desarmamento onde se configura na lei 10.826/2006, onde o advento dessa lei deu mais segurança para que as autoridades possam tipificar condutas com a posse ou porte ou no ultimo com apenas acessórios das armas, tivemos um perido de não incriminação das condutas para que as pessoas que possuiam alguma arma de fogo sem está devidamente registrada na Policia Federal ou poderiam  portar ou mesmo possuir algum tipo de arma de fogo na sua casa no seu significado mais amplo pudesse fazer a entrega volutaria e depois desse periodo se contituiria a tipificação da lei com todos os seus efeitos, sendo assim tanto portar como ter a posse ou ater mesmo ter algum acessorio seria considerado crime.

Além disso devido a conduta de Protágoras que foi até ocarro buscar uma arma de fogo para cometer um homicidio será tipificada pelo artigo 16 da mencionada lei, pois a arma utilizada na conduta delituosa está na lista de armas de uso restrito do decreto lei decreto 5123/2004 onde é elencado uma listagem de armas de uso restrito ou permitido e nesse primeiro caso podendo só alguns agentes do Estado fazer a devida utilização.

Portanto a autoridade policial ao lavrar o auto de presão em flagrante indiciando  Protágoras no artigo 121 §1 como homicidio privilegiado onde Protágoras efetuou disparos contra seu desafeto momentaneo Gorgias e devido a esses disparos veio á óbito, a autoridade policial também perante o auto indiciará Protágoras no artigo 16 da lei do Estatudo do desarmamento devido está ao porte de uma arma de uso restrito.

Outras Respostas deste Enunciado
Clique em cada nome para ver a resposta.

Elaborar Resposta

Veja as respostas já elaboradas para este enunciado

Elabore a sua resposta agora e aumente as chances de aprovação!


Faça seu login ou cadastre-se no site para começar a sua resposta.


É gratuito!


0 Comentários


Seja o primeiro a comentar

Outras Respostas deste Enunciado

Pessoas que mais responderam

01º Jack Bauer
422 respostas
02º MAF
358 respostas
03º Aline Fleury Barreto
224 respostas
04º Sniper
188 respostas
05º Carolina
155 respostas
06º SANCHITOS
127 respostas
07º rsoares
119 respostas
08º amafi
105 respostas
09º Ailton Weller
100 respostas
10º Guilherme
95 respostas
11º Gabriel Henrique
89 respostas
12º Ulisses de Lima Alvim
84 respostas

Ranking Geral

01º Jack Bauer
3374 pts
02º MAF
3086 pts
04º Aline Fleury Barreto
1931 pts
05º SANCHITOS
1403 pts
06º Sniper
1335 pts
07º Carolina
1176 pts
08º Guilherme
1079 pts
09º amafi
998 pts
10º rsoares
920 pts
11º Natalia S H
888 pts
12º Ailton Weller
792 pts
Faça sua busca detalhadamente

QUESTÃO

PEÇA

SENTENÇA

Mostrar Apenas: