Questão
TJ/GO - 55º Concurso para Juiz Substituto - 2012
Org.: TJ/GO - Tribunal de Justiça de Goiás
Disciplina: Direito Penal
Questão N°: 005

clique aqui e responda esta questão
Enunciado Nº 000797

Nos crimes contra o patrimônio, a exemplo do furto, art. 155, do Código Penal Brasileiro, a pouca expressividade econômica do objeto do delito, por si só, descaracteriza a tipicidade material da conduta, tornando-a um indiferente penal, pelo princípio da insignificância, ou, para tanto, são reclamados outros vetores? Quais?

Resposta Nº 001334 por caroline


Inicialmente cumpre esclarecer que o princípio da insignificância é aplicado como causa supralegal de exclusão de tipicidade material, ou seja, uma vez admitida sua aplicação no caso concreto, há o reconhecimento da própria atipicidade da conduta.

O nomen iuris do referido princípio cria uma falsa perspectiva de que somente seria exigida a "insignificância" do valor do proveito econômico obtido (no caso de crime de furto, por exemplo). Considerando que essa era a interpretação de alguns operadores do Direito, o STF, por discordar desse entendimento, fixou alguns parâmetros para aplicação do referido princípio, quais sejam: mínima ofensividade da conduta perpetrada; ausência de periculosidade social da ação; reduzido grau de reprovabilidade do comportamento e inexpressividade da lesão provocada.

Reafirmando este entendimento, recentemente a Suprema Corte disse que não se deve basear apenas no valor patrimonial do bem para admitir a exclusão da tipicidade material, mas devem ser observados os critérios acima, e mais objetivamente aos seguintes fatores: valor sentimental do bem; condição econômica da vítima; condições pessoais do agente; circunstâncias do delito e consequências do delito.

Com base nesses vetores acima indicados, cumpre indicar como exemplo um julgado recente apreciado naquela Corte, em que se buscava a aplicação do referido princípio (com a consequente extinção da punibilidade do autor) no caso em que o agente subtraiu um módico valor de contas bancárias vinculadas ao FGTS.

Ao contrário da tese defensiva, os Ministros entenderam que o crime perpetrado em face de valores depositados em contas vinculadas ao FGTS, apesar de ter sido de reduzida expressividade quanto ao proveito econômico, tem impacto social muito grande, pois tal valor é destinado ao bem estar dos trabalhadores que assim necessitam (cumpridos os requisitos legais).

Nota-se, portanto, que a reduzida expressão econômica relativa ao crime de furto é apenas um dos vetores necessários para aplicação do princípio da insignificância.

Correção Nº 000978 por Natalia S H


Tua resposta está muito bem fundamentada, organizada, com início meio e fim. Falaste sobre todas as peculiaridades relevantes do tema, e citou os vetores dados pela jurisprudência para aplicar a insignificância. Bons estudos

Comentários à correção feita por Natalia S H

Recentes

0

Elaborar Correção

Veja as respostas já elaboradas para este enunciado

Elabore a sua Correção agora e aumente as chances de aprovação!


Faça seu login ou cadastre-se no site para começar a sua correção.


É gratuito!

Pessoas que mais responderam

01º Jack Bauer
422 respostas
02º MAF
358 respostas
03º Aline Fleury Barreto
224 respostas
04º Sniper
188 respostas
05º Carolina
155 respostas
06º SANCHITOS
127 respostas
07º rsoares
119 respostas
08º amafi
105 respostas
09º Ailton Weller
100 respostas
10º Guilherme
95 respostas
11º Gabriel Henrique
89 respostas
12º Ulisses de Lima Alvim
84 respostas

Ranking Geral

01º Jack Bauer
3374 pts
02º MAF
3086 pts
04º Aline Fleury Barreto
1931 pts
05º SANCHITOS
1403 pts
06º Sniper
1335 pts
07º Carolina
1176 pts
08º Guilherme
1079 pts
09º amafi
998 pts
10º rsoares
920 pts
11º Natalia S H
888 pts
12º Ailton Weller
792 pts
Faça sua busca detalhadamente

QUESTÃO

PEÇA

SENTENÇA

Mostrar Apenas: