Questão
TJ/SP - 185º Concurso de Ingresso na Magistratura - 2014
Org.: TJ/SP - Tribunal de Justiça de São Paulo
Disciplina: Direito Civil
Questão N°: 001

clique aqui e responda esta questão
Enunciado Nº 000160

Acerca dos defeitos do negócio jurídico, quais seus conceitos, naturezas, afinidades, diferenças, modos (vícios do consentimento e vícios sociais) e consequências jurídicas?

Resposta Nº 000876 por Gabriele Dalgallo


O Código Civil de 2002 preleciona os defeitos do negócio jurídico, cuja divisão em vícios do consentimento e vícios sociais pertence à doutrina. Nesse raciocínio, pode-se identificar o erro, o dolo, a coação, o estado de perigo e a lesão, classificados doutrinariamente como vícios do consentimento, haja vista a mácula na vontade do agente, assim como, a fraude contra credores e a simulação, classificados como vícios sociais.

No que tange ao erro, pode-se dizer que o agente erra sozinho, vez que ele tem falsa percepção da realidade. Entretanto, somente o erro substancial é capaz de viciar o negócio jurídico e sua constatação se faz de acordo com o homem médio. O artigo 139 enumera as hipóteses de erro substancial. 

Diferente do que acontece no erro, no logo o agente é influenciado por outro indíviduo, que o faz realizar o negócio jurídico pensando ser uma coisa, quando na realidade é outra. Seguindo o mesmo raciocínio do erro, somente o dolo principal macula o pacto, enquanto que o dolo acidental gera o direito a perdas e danos. Neste caso, a constatação do dolo também é realizada condirando a diligência do homem médio. 

Por sua vez, na coação, o agente sofre ameaça moral ou física para a realização do negócio jurídico. Conforme a doutrina, a coação física causa a inexistência do negócio jurídico. POr outro lado, a coação moral causa a nulidade relativa. Neste caso, o vício deve ser constatado considerando o caso concreto. 

O estado de perigo ocorre quando o agente assume obrigação que lhe causa onerosidade excessica com o objetivo de salvar-se ou salvar pessoa de sua família, cujo grave dano é conhecido da outra parte. Já na lesão a parte assume prestação desproporcional da prestação oposta, em razão de premente necessidade ou por inexperiência. Diz a doutrina que nestes dois ultimos casos, visando o princípio da conservação do contrato, deve-se buscar a revisão contratual e somente em últimos casos a rescisão. 

A respeito da fraude contra credores, sua caracterização depende da alienação gratuita ou da remissão de dívida pelo credor causando sua insolvência. No caso da alienação onerosa, a caracterização do vício pode ocorrer, desde que a insolvencia seja notória ou conhecida da outra parte. 

Os vícios descritos até o momento causam a anulabilidade do negócio jurídico e por se tratarem de causas de nulidade relativa, o seu conhecimento pelo juiz depende de provocação, no prazo decadencial de quatro anos, contados da data da celebração do negócio jurídico para o erro, dolo, estado de perigo, fraude contra credores e lesão e, no caso de coação, da data que ela cessar. 

Por fim, a simulação é causa de nulidade do negócio jurídico. Caracterizada estará quando esconder um verdadeiro negócio jurídico, sendo ela um negócio aparente. O artigo 167 do Còdigo Civil enumera as hipóteses. 

É de bom alvitre destacar que o negócio dissimulado, se lícito e na forma legal, subsistirá. 

Correção Nº 000947 por Natalia S H


Tua resposta está completa e bem fundamentada, além de organizada com início, meio e fim. Mas acredito que deveria ter salientado mais as similitudes e diferenças dos institutos, 

Comentários à correção feita por Natalia S H

Recentes

0

Elaborar Correção

Veja as respostas já elaboradas para este enunciado

Elabore a sua Correção agora e aumente as chances de aprovação!


Faça seu login ou cadastre-se no site para começar a sua correção.


É gratuito!

Pessoas que mais responderam

01º Jack Bauer
422 respostas
02º MAF
358 respostas
03º Aline Fleury Barreto
224 respostas
04º Sniper
188 respostas
05º Carolina
155 respostas
06º SANCHITOS
127 respostas
07º rsoares
119 respostas
08º amafi
105 respostas
09º Ailton Weller
100 respostas
10º Guilherme
95 respostas
11º Gabriel Henrique
89 respostas
12º Ulisses de Lima Alvim
84 respostas

Ranking Geral

01º Jack Bauer
3374 pts
02º MAF
3086 pts
04º Aline Fleury Barreto
1931 pts
05º SANCHITOS
1403 pts
06º Sniper
1335 pts
07º Carolina
1176 pts
08º Guilherme
1079 pts
09º amafi
998 pts
10º rsoares
920 pts
11º Natalia S H
888 pts
12º Ailton Weller
792 pts
Faça sua busca detalhadamente

QUESTÃO

PEÇA

SENTENÇA

Mostrar Apenas: