Questão
TJ/DFT - XLI Concurso para Juiz de Direito Substituto - 2014
Org.: TJ/DFT - Tribunal de Justiça do Distrito Federal/Territórios
Disciplina: Direito Administrativo
Questão N°: 009

clique aqui e responda esta questão
Enunciado Nº 000503

Com fundamento na Constituição, na jurisprudência dos Tribunais Superiores e na doutrina especializada, discorra sobre a responsabilidade civil do Estado nas hipóteses apresentadas.


Fundamente o cabimento ou não de responsabilidade civil estatal e, caso existente, se é objetiva e/ou subjetiva.


a) responsabilidade civil das empresas prestadoras de serviço público em relação aos danos causados a terceiros, não usuários do serviço público;


b) responsabilidade civil da Administração Pública por danos nucleares;


c) responsabilidade civil da Administração Pública, por omissão de seus agentes, pelo dano causado ao presidiário morto dentro da penitenciária e ao aluno ferido dentro do estabelecimento escolar.


A utilização correta do idioma oficial e a capacidade de exposição do conteúdo serão contempladas na avaliação.

Resposta Nº 000479 por Juliana Chaves


A responsabilidade civil do Estado por danos causados a terceiro, no desempenho da atividade administrativa, se fundamenta nas disposições do artigo 37, § 6º da CF/88.

De acordo com a doutrina e a jurisprudência majoritárias foi adota a Teoria do Risco Administrativo ( responsabilidade objetiva). Desse modo, a vítima deve comprovar apenas a conduta estatal, o dano e o nexo de causalidade entre o prejuízo sofrido e a conduta do agente público, sem perquerir, na ação da vítima contra o Estado, a culpa do agente estatal envolvido.

Nesse sentido, com fundamento constitucional, as pessoas jurídicas de direito público e as pessoas jurídicas de direito privado prestadores de serviço público respondem objetivamente pelos danos causados pelos seus agentes, nessa qualidade, a terceiros, usuários ou não do serviço público.

No RE 591874, o Supremo Tribunal Federal, modificando entendimento anterior, afirmou que a responsabilidade objetiva do ente estatal e das empresas privadas prestadoras de serviço público não deve ser interpretada de modo restritivo.

Nesse sentido, as empresas prestadoras de serviço público devem responder objetivamente pelos danos causados aos usuários ou não do serviço público. Com fundamento no princípio da isonomia, não deverá haver distinções de usuários e não usuários do serviço público, quando se tratar da obrigação de indenizar.

Excepcionalmente, o nosso ordenamento jurídico comtempla a Teoria do Risco Administrativo Integral, não admitindo nenhuma excludente de responsabilidade.

Assim, conforme doutrina e jurisprudência majoritárias, o dano nuclear (espécie de dano ambiental), nos ternos do art. 225 da CF/88, fez adoção do modelo de responsabilidade integral, não admitindo qualquer forma de exclusão da obrigação de reparar os danos causados ao meio ambiente, decorrente da atividade nuclear.

Correção Nº 000934 por Natalia S H


Juliana, faltou falar do item "c", que questionava a responsabilidade civil da Administração Pública, por omissão de seus agentes, pelo dano causado ao presidiário morto dentro da penitenciária e ao aluno ferido dentro do estabelecimento escolar. Mas, quanto aos itens a e b, tua resposta está bem fundamentada e correta.

Comentários à correção feita por Natalia S H

Recentes

0

Elaborar Correção

Veja as respostas já elaboradas para este enunciado

Elabore a sua Correção agora e aumente as chances de aprovação!


Faça seu login ou cadastre-se no site para começar a sua correção.


É gratuito!

Pessoas que mais responderam

01º Jack Bauer
422 respostas
02º MAF
358 respostas
03º Aline Fleury Barreto
224 respostas
04º Sniper
188 respostas
05º Carolina
155 respostas
06º SANCHITOS
127 respostas
07º rsoares
119 respostas
08º amafi
105 respostas
09º Ailton Weller
100 respostas
10º Guilherme
95 respostas
11º Gabriel Henrique
89 respostas
12º Ulisses de Lima Alvim
84 respostas

Ranking Geral

01º Jack Bauer
3374 pts
02º MAF
3086 pts
04º Aline Fleury Barreto
1931 pts
05º SANCHITOS
1403 pts
06º Sniper
1335 pts
07º Carolina
1176 pts
08º Guilherme
1079 pts
09º amafi
998 pts
10º rsoares
920 pts
11º Natalia S H
888 pts
12º Ailton Weller
792 pts
Faça sua busca detalhadamente

QUESTÃO

PEÇA

SENTENÇA

Mostrar Apenas: