Questão
OAB - 14º Exame de Ordem Unificado - 2014
Org.: OAB - Ordem dos Advogados do Brasil
Disciplina: Direito Constitucional
Questão N°: 002

clique aqui e responda esta questão
Enunciado Nº 000027

Sob forte influência de grandes produtores rurais, numerosos parlamentares do Congresso Nacional se mobilizam para a edição de uma Emenda à Constituição, a fim de retirar do texto constitucional a referência à função social da propriedade. Como resposta, a sociedade civil começou uma campanha de coleta de assinaturas para deflagrar a edição, por iniciativa popular, de uma Emenda para tornar crime a manutenção de propriedades improdutivas.


Com base no fragmento acima, responda aos itens a seguir, fundamentadamente.


A) Um parlamentar tem iniciativa no processo legislativo de Emenda à Constituição? E a sociedade civil?


B) É possível a edição de Emenda com o conteúdo pretendido pelos produtores rurais?

Resposta Nº 001467 por caroline


(a) O rol de legitimados à iniciativa do processo legislativo de Emenda à Constituição está previsto nos incisos dos arts. 60 da CF. Com relação aos parlamentares, a legitimidade não é individual de cada deputado ou senador. Mas apenas poderá ser proposta alteração no texto constitucional, com um terço, no mínimo, dos membros das Casas Legislativas.

No que se refere à possibilidade de iniciativa popular para proposta de emendas à constitucional, se for utilizada uma interpretação literal do texto constitucional, verifica-se que o art. 60 não permite tal situação. Sendo assim, alguns autores indicam que a iniciativa popular, por ter sido prevista apenas para as leis em geral (art. 61, §2º), não seria permitia no que se refere à projetos de emenda constitucional. Ocorre que, outra parte da doutrina (incluindo o ilustre professor José Afonso da Silva), entendem que deve ser feita, no caso, uma interpretação sistemática do texto constitucional, e com isso, nota-se que, poderia ser possível a admissão da iniciativa popular no caso de proposta de emenda constitucional, levando-se em consideração os arts. 1º, parágrafo único da CF, quando dispõe que todo poder emana do povo, que pode exercê-lo diretamente.

(b) De acordo com o disposto no art. 5º, XXIII da CF, constitui direito fundamental o reconhecimento da função social da propriedade. Isso significa que, apesar de ser garantido o direito à propriedade, ela deve atender aos ditames sociais. Sendo assim, por estar prevista no rol do art. 5º, não pode ser abolida ou sequer relativizada por proposta de emenda à constituição, em razão das limitações materiais do poder constituinte derivado reformador constantes do art. 60, §4º CF (cláusulas pétreas).

Cumpre ressaltar que a vedação é apenas no sentido de diminuição das garantias concedidas pelo rol constitucional. Mas tais direitos não sofrem de imutabilidade absoluta, pois, caso a proposta seja no sentido de ampliar algum direito constante do rol do art. 5º (ou qualquer outro direito fundamental constante do texto constitucional) há que se entender no sentido de sua validade.

Sendo assim, considerando que a proposta analisada visa aniquilar com a função social da propriedade, tal legislação, caso aprovada, estará eivada de inconstitucionalidade material, não podendo produzir qualquer efeito jurídico no ordenamento. 

Correção Nº 000849 por Daniela Nadia Wasilewski Rodrigues


Muito boa resposta Caroline. Ficou até mais completa do que o padrão da banca trouxe. Sua redação ficou muito boa, destacando clareza e coesão na organização das ideias. Parabéns! 

Padrão de Resposta / Espelho de Correção

A) A resposta é negativa. O Art. 60 da Constituição estabelece a iniciativa para a proposta de Emenda à Constituição: (I) um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal; (II) o Presidente da República; e (III) mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da Federação.

Desse modo, um parlamentar, isoladamente, não pode deflagrar processo legislativo de Emenda Constitucional. Do mesmo modo, a sociedade também não pode deflagrar tal processo. Não se há de confundir a iniciativa popular para a edição de leis, prevista no Art. 61, § 2º, da Constituição Federal, com a iniciativa para a edição de Emendas à Constituição.

B) A resposta também é negativa. Trata-se do tema das cláusulas pétreas, limitações materiais à possibilidade de reforma à Constituição. O Art. 60, § 4º, da Constituição de 1988, em relação ao conteúdo das Emendas à Constituição, afasta a possibilidade de supressão dos direitos e garantias individuais. E a função social é positivada na Constituição como inerente ao próprio direito à propriedade (Art. 5º, XXIII, da CRFB). Isto é, ela faz parte do próprio conteúdo do direito à propriedade, que deixa de ser considerado em uma lógica puramente individual. A função social incide sobre a estrutura e o conteúdo da propriedade, sobre a própria configuração do direito, e constitui elemento que qualifica sua situação jurídica. Desse modo, não pode ser alterada por Emenda à Constituição.

Comentários à correção feita por Daniela Nadia Wasilewski Rodrigues

Recentes

0

Elaborar Correção

Veja as respostas já elaboradas para este enunciado

Elabore a sua Correção agora e aumente as chances de aprovação!


Faça seu login ou cadastre-se no site para começar a sua correção.


É gratuito!

Pessoas que mais responderam

01º Jack Bauer
422 respostas
02º MAF
358 respostas
03º Aline Fleury Barreto
224 respostas
04º Sniper
188 respostas
05º Carolina
155 respostas
06º SANCHITOS
127 respostas
07º rsoares
119 respostas
08º amafi
105 respostas
09º Ailton Weller
100 respostas
10º Guilherme
95 respostas
11º Gabriel Henrique
89 respostas
12º Ulisses de Lima Alvim
84 respostas

Ranking Geral

01º Jack Bauer
3374 pts
02º MAF
3086 pts
04º Aline Fleury Barreto
1931 pts
05º SANCHITOS
1403 pts
06º Sniper
1335 pts
07º Carolina
1176 pts
08º Guilherme
1079 pts
09º amafi
998 pts
10º rsoares
920 pts
11º Natalia S H
888 pts
12º Ailton Weller
792 pts
Faça sua busca detalhadamente

QUESTÃO

PEÇA

SENTENÇA

Mostrar Apenas: