Questão
TRE/RO - Concurso para Analista Judiciário - Área Judiciária - 2013
Org.: TRE/RO - Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia
Disciplina: Direito Constitucional
Questão N°: 001

clique aqui e responda esta questão
Enunciado Nº 000009

A vontade de promover soluções para as desigualdades sociais não deve ser confundida com a simples exigência de que o Executivo atenda indiscriminadamente às demandas de cada grupo.


(Adaptado de: GOLDEMBERG, José. Acessado em 23 set. 2013. Disponível em: www.scielo.br)


Redija um texto dissertativo-argumentativo, posicionando-se a respeito do que se afirma acima.

Resposta Nº 001138 por Ceeze


Com o advento do Estado Social de Direito, sobretudo  após a 2a guerra mundial, os Estados passaram a trazer para a si inúmeras obrigações e exigências positivadas em seus textos constitucionais, mormente àquelas de matriz econômica, social e cultural.

O postulado jurídico da igualdade passou a inundar diversos instrumentos normativos de índole internacional, reverberando diretamente nos assuntos domésticos.

No Brasil, tais mandamentos que exigiam do Estado prestações positivas no sentido de concretizar direitos sociais fora acolhido pelo texto constitucional de 1934 e, após inúmeros eventos históricos e oscilações em nosso sistema, atingiu seu ápice na constituição cidadã de 1988, farta em seus direitos de conteúdo social, de modo a impor ao poder público diretrizes programáticas com o fito de alcançá-las (art. 3, 43, 165, §7º, 170, VII, da Constituição da República de 1988).

Em âmbito internacional, verificam-se como mais emblemáticos o Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, com base no sistema da ONU, e o Protocolo de San Salvador, para os países membros da OEA, ambos devidamente ratificados e incorporados pelo Brasil.

Corroborando com tais mandamentos, a dignidade da pessoa humana passa a ser um fundamento da república brasileira, imprimindo em nosso sistema o que se convencionou chamar de mínimo existencial, vale dizer, o conteúdo mínimo de direitos que um jurisdicionado deve gozar para concretizar suas necessidades mais elementares com dignidade.

Como é cediço, a maioria dos Estados vivem sob a égide de um sistema econômico marcado pela permanente escassez de bens, donde se faz necessário realizar verdadeiros trade-off na formulação de políticas públicas, elegendo as áreas contempladas de maneira mais robusta com recursos públicos, em detrimento de outras igualmente legítimas.

Nessa senda, com a limitada disponibilidade de recursos, os Estados possuem verdadeiras barreiras para a concretização de todos os direitos sociais previstos na Carta Magna, de modo que se verifica, com frequência, a exceção da reserva do possível, alegada pelas procuradorias como óbice para a fruição integral das previsões constitucionais.

Em razão disso, não raras as vezes, o Poder Judiciário, em verdadeira posição de proatividade, formula, controla e executa políticas públicas de conteúdo social, em prestígio aos direitos garantidos na Constituição (ADPF 45, 347).

Tal prática esbarra, segundo abalizada doutrina, no postulado da separação de poderes (checks and counterchecks and balances), consignado no art. 2º, da CR, haja vista que o Poder Judiciário deveria abster-se de realizar uma intrusão nos ofícios adstritos ao Poder Executivo, sobretudo porque este, em tese, tem a visão global e planejada para a aplicação dos recursos públicos.

Ademais, o Poder Executivo, encontrando limites orçamentários, é o poder legítimo a realizar as escolhas trágicas na implementação dos direitos sociais, sendo certo que, em matéria financeira, é impossível atender integralmente as sempre crescentes demandas sociais.

Portanto, seria salutar os poderes da república instituírem verdadeiros diálogos institucionais com o fim de definir áreas suscetíveis de controle jurisdicional no que concerne aos direitos sociais, sob pena de agravar a situação jurídica de outros jurisdicionados em razão da aplicação de recursos públicos sem planejamento.

 

 

Correção Nº 000780 por Karla N G C Aranha


Caro César,

Acredito que sua resposta atendeu plenamente ao esperado pela banca. Ressalto que não conheço o espelho, mas não imagino nada sobre o tema que você não tenha tratado.

Ademais, você tem uma ótima redação e demonstrou um conhecimento histórico do tema, o que enriqueceu ainda mais a resposta.

Parabéns! 

Comentários à correção feita por Karla N G C Aranha

Recentes

0

Elaborar Correção

Veja as respostas já elaboradas para este enunciado

Elabore a sua Correção agora e aumente as chances de aprovação!


Faça seu login ou cadastre-se no site para começar a sua correção.


É gratuito!

Pessoas que mais responderam

01º Jack Bauer
422 respostas
02º MAF
358 respostas
03º Aline Fleury Barreto
224 respostas
04º Sniper
188 respostas
05º Carolina
155 respostas
06º SANCHITOS
127 respostas
07º rsoares
119 respostas
08º amafi
105 respostas
09º Ailton Weller
100 respostas
10º Guilherme
95 respostas
11º Gabriel Henrique
89 respostas
12º Ulisses de Lima Alvim
84 respostas

Ranking Geral

01º Jack Bauer
3374 pts
02º MAF
3086 pts
04º Aline Fleury Barreto
1931 pts
05º SANCHITOS
1403 pts
06º Sniper
1335 pts
07º Carolina
1176 pts
08º Guilherme
1079 pts
09º amafi
998 pts
10º rsoares
920 pts
11º Natalia S H
888 pts
12º Ailton Weller
792 pts
Faça sua busca detalhadamente

QUESTÃO

PEÇA

SENTENÇA

Mostrar Apenas: