Questão
TRF/2 - 14º Concurso para Juiz Federal Substituto - 2012
Org.: TRF/2 - Tribunal Regional Federal da 2ª Região
Disciplina: Direito Empresarial e Econômico
Questão N°: 006

clique aqui e responda esta questão
Enunciado Nº 000275

Em que consiste a figura da patente? Goza de alguma proteção, dentro ou fora do plano da propriedade industrial, o criador de invento ou de modelo de utilidade ainda não patenteados e nem submetidos a registro? A resposta pode ser sucinta.

Resposta Nº 001484 por Karla N G C Aranha


A Lei nº 9.279/96 (Lei de Propriedade Industrial - LPI) regulamenta o direito de propriedade industrial, cujos bens protegidos são a invenção, o modelo de utilidade, o desenho indutrial e a marca. Nessa perspectiva, os dois primeiros são protegidos pela patente (instrumentalizada pela carta-patente), modo de proteção jurídica de bens industriais, com o fito de garantir-lhe a propriedade. Em síntese, pode ser entendida como o título de propriedade sobre uma invenção ou modelo de utilidade.

Protegido pela patente, o titular do bem industrial tem direito à exploração econômica exclusiva do invento patenteado que, se violado, outorga-lhe legitimidade para ingressar com ação judicial pleiteando indenização pela exploração indevida, inclusive em relação à exploração ocorrida entre a data da publicação do pedido e a efetiva concessão da patente (art. 44, LPI).

A LPI resguarda os direitos de terceiros de boa-fé que, antes da data de depósito ou de prioridade de pedido de patente, explorava seu objeto no País. Para essas pessoas, será assegurado o direito de continuar a exploração, sem ônus, na forma e condição estabelecidas na LPI (art. 45). Entende-se que, como ninguém é obrigado a requerer patente para proteger seus bens industriais, com base em um "direito consuetudinário" e no princípio universal da boa-fé, deve ser albergada proteção também ao usuário anterior.

Correção Nº 000774 por Daniela Nadia Wasilewski Rodrigues


Até estranhei o padrão "gigante" da banca, para uma questão que dizia que a resposta podia ser sucinta, risos. Acho que pra sua resposta ter pontuação integral e ficar bem de acordo com o que a banca queria, faltou mencionar os artigos 12 e 49 da LPI, no demais achei que atendeu ao pedido. 

PADRÃO DA BANCA

- Resposta: A patente é título outorgado pelo órgão estatal competente, consubstanciado em atribuir a quem a requeira, e preencha os requisitos legais, privilégio exclusivo e temporário sobre os direitos de plena exploração econômica de invento ou de modelo de utilidade. A obtenção da patente é garantia que advém da própria Constituição Federal (art. 5°, XXIX), e é disciplinada pela Lei n° 9.279/96, que defere prioridade a quem primeiro deposita o pedido (art. 7°). Gera-se, ao fim, propriedade intelectual no tocante a invento ou modelo de utilidade. Embora o privilégio temporário e erga omnes advenha da patente, isto não significa que a tutela às criações utilitárias se subsuma unicamente a essa disciplina. Por exemplo, a pessoa natural ou jurídica pode optar por manter o invento ou modelo de utilidade como segredo de negócio, evitando revelá-lo. A tutela a esses segredos não tem a grandeza da patente, mas existe. O ideal é que a técnica utilitária seja comunicada à sociedade, de aí ser a patente referida como via de mão dupla. Já a tutela ao segredo é a proveniente da vedação à concorrência desleal e ao ato ilícito (em especial, arts. 4º, VI, da Lei nº 8.078, art. 186 do Código Civil e art. 195, X e XI da Lei n° 9.279). De outro lado: (i) o interessado que não levou seu engenho a depósito pode reivindicar a patente por outrem ilicitamente obtida (art. 49 da Lei n° 9.279/96); (ii) a divulgação feita, pelo inventor, da invenção ou do modelo de utilidade, quando ocorrida durante os 12 (doze) meses antes da data de depósito, não se considera, contra ele, estado da técnica (art. 12 da Lei n° 9.279/96); (iii) ainda que a patente seja legitimamente obtida por outrem, o usuário anterior, de boa-fé, tem respeitada a sua posição (art. 45). Em suma, o sistema não é fechado, e até tutela correlata, eventualmente, pode incidir, como a do direito de autor, incidente sobre a obra científica expressando o caminho que gerou o invento ou o modelo de utilidade. Avaliação - Conceito de patente (0,50) - Proteção outra (0,50) - Embasamento legal (0,50)

Comentários à correção feita por Daniela Nadia Wasilewski Rodrigues

Recente

1
  • Por: Karla N G C Aranha 7 ano(s) atrás

    Pois é... rs também achei que já tava ate falando demais! hehe Muito obrigada pela sua correção! Sempre muito boas! :)

Elaborar Correção

Veja as respostas já elaboradas para este enunciado

Elabore a sua Correção agora e aumente as chances de aprovação!


Faça seu login ou cadastre-se no site para começar a sua correção.


É gratuito!

Pessoas que mais responderam

01º Jack Bauer
422 respostas
02º MAF
358 respostas
03º Aline Fleury Barreto
224 respostas
04º Sniper
188 respostas
05º Carolina
155 respostas
06º SANCHITOS
127 respostas
07º rsoares
119 respostas
08º amafi
105 respostas
09º Ailton Weller
100 respostas
10º Guilherme
95 respostas
11º Gabriel Henrique
89 respostas
12º Ulisses de Lima Alvim
84 respostas

Ranking Geral

01º Jack Bauer
3374 pts
02º MAF
3086 pts
04º Aline Fleury Barreto
1931 pts
05º SANCHITOS
1403 pts
06º Sniper
1335 pts
07º Carolina
1176 pts
08º Guilherme
1079 pts
09º amafi
998 pts
10º rsoares
920 pts
11º Natalia S H
888 pts
12º Ailton Weller
792 pts
Faça sua busca detalhadamente

QUESTÃO

PEÇA

SENTENÇA

Mostrar Apenas: