Questão
OAB - 09º Exame de Ordem Unificado - 2012
Org.: OAB - Ordem dos Advogados do Brasil
Disciplina: Direito Constitucional
Questão N°: 002

clique aqui e responda esta questão
Enunciado Nº 001972

Instituto destinado a dar maior eficiência aos comandos constitucionais, a medida provisória possibilita que, em situações excepcionais, o Presidente da República edite norma com força de Lei Ordinária. A avalanche de medidas provisórias, porém, vem atravancando o trâmite dos projetos de lei, o que motivou nova orientação do então presidente da Câmara dos Deputados: a pauta não fica travada em relação a matérias que não podem, em tese, ser objeto de medida provisória.


Em relação ao tema medida provisória, responda, fundamentadamente, aos seguintes itens.


A) Quais os limites para sua edição?


B) É possível Constituição Estadual prever edição de medida provisória pelo Governador do Estado? Nesse caso, a norma constitucional estadual poderia estabelecer limites diferentes daqueles previstos na Constituição da República Federativa do Brasil?


C) É possível o controle jurisdicional dos requisitos de relevância e urgência da medida provisória?

Resposta Nº 001210 por Luiz Carlos Junior


A) A Medida Provisória (MP), por se tratar de poder/função atípica do Chefe do Poder Executivo, tem uma série de limites, a começar pelos requisitos de relevância e urgência, e não se pode, por meio dela, tratar dos seguintes assuntos: nacionalidade, cidadania, direitos políticos, partidos políticos e direito eletoral, direito penal, processual penal e processual civil, organização do Poder Judiciário e do Ministério Público, a carreira e a garantia dos seus membros, planos plurianuais, direitrizes orçamentárias, orçamento e créditos adicionais e suplementares (com exceção dos créditos extraordinários), igualmente não pode visar deter ou sequestrar bens, de poupança ou qualquer ativo financeiro, nem pode tratar de assunto reservado à lei complementar, tampouco de projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional, pendente de sanção e veto (art. 62, §1º, da CRFB). Com a EC/32 de 2001, a qual modificou sobremaneira a sistemática da MP, para justamente frear o abuso do Poder Executivo no uso de tal recurso, vetou-se ainda a edição de MP tendente a regular dispostivo constitucional alterado entre 1º de janeiro de 1995 a 11 de setembro de 2001 (art. 246 da CRFB). Por fim, não se admite a (re)edição de MP que, na mesma sessão legislativa, já tenha sido rejeitada ou perdido eficácia (art. 62, §10, da CRFB).

B) Sim, segundo o STF, devendo, além de tal hipótese estar prevista na Constituição Estadual, seguir a regra da Constituição Federal, de acordo com o princípio da simetria.

C) Em via de regra, não cabe controle de constitucionalidade sobre o requisito de urgência e relevância, mas excepcionalmente o próprio STF reconhece a possibilidade de controle no caso de evidentemente a medida provisória não ter sido editada com observância de tais requisitos.Assim, o STF, diante de claramente não se tratar de urgência e relevância, pode declarar inconstitucional MP que abre crédito extraordinário (art. 163, §3º, da CRFB).

Correção Nº 000721 por Ricardo Machado


A) Completa a resposta.

B) O candidato poderia ter respondido melhor ao questionamento. A redação não ficou muito clara a luz da objetividade do enunciado. Mas a resposta está perfeita. 

C) A redação final não ficou muito clara. O exemplo do crédito extraordinário não é dos melhores, tendo em vista que a jurisprudência do STF entende que perde o objeto as norma transitórias exauridas no tempo. Com isso, pelo fato do crédito durar apenas um exercício financeiro, torna-se difícil o controle de constitucionaldiade de tais leis. 

Acho que o candidato poderia comentar a deferência que o STF tem ao entendimento discricionário do Poder Executivo, tendo por base o princípio da Separação entre os Poderes.

Comentários à correção feita por Ricardo Machado

Recentes

0

Elaborar Correção

Veja as respostas já elaboradas para este enunciado

Elabore a sua Correção agora e aumente as chances de aprovação!


Faça seu login ou cadastre-se no site para começar a sua correção.


É gratuito!

Pessoas que mais responderam

01º Jack Bauer
422 respostas
02º MAF
358 respostas
03º Aline Fleury Barreto
224 respostas
04º Sniper
188 respostas
05º Carolina
155 respostas
06º SANCHITOS
127 respostas
07º rsoares
119 respostas
08º amafi
105 respostas
09º Ailton Weller
100 respostas
10º Guilherme
95 respostas
11º Gabriel Henrique
89 respostas
12º Ulisses de Lima Alvim
84 respostas

Ranking Geral

01º Jack Bauer
3374 pts
02º MAF
3086 pts
04º Aline Fleury Barreto
1931 pts
05º SANCHITOS
1403 pts
06º Sniper
1335 pts
07º Carolina
1176 pts
08º Guilherme
1079 pts
09º amafi
998 pts
10º rsoares
920 pts
11º Natalia S H
888 pts
12º Ailton Weller
792 pts
Faça sua busca detalhadamente

QUESTÃO

PEÇA

SENTENÇA

Mostrar Apenas: