Questão
MPF - 28º Concurso para Procurador da República - 2015
Org.: MPF - Ministério Público Federal
Disciplina: Direito Penal
Questão N°: 023

clique aqui e responda esta questão
Enunciado Nº 000082

Comente acerca do tema "A Constituição da República de 1988 e Política Criminal". (Máximo de 20 linhas. O que ultrapassar não será considerado)

Resposta Nº 000125 por FF


A constituição de 1988 consgrou-se como a "Constituição Cidadã", trouxe vários direitos e garantias fundamentais relacionadas ao direito penal, dentre eles, o princípio da legalidade, pessoalidade da pena, o tribunal do júri, mandados contitucionais, como por exemplo, racismo e tráfico de drogas, dentre outros. 

Com efeito, a política criminal se traduz como a "vontade geral"  do povo por seus representantes, busca-s, por ela, estabelecer a suma dos interesses de todos para proteção de determinados bens, cuja tutela penal se faz necessária como última instância. 

Ness mister, a CF/88 trouxe um avanço legislativo sem precendente, donde emerge como parâmentro na análise de todo ordenamento jurídico penal e processual penal, consgrando a Política Criminal Garantista como norte a ser seguido pelos legisladores e aplicadores do direito.

Por fim, tal a CF/88 pode ser defenida como o Bing Bang legislativo donde se extraí toda a matéria cujo enfoque penal será determinante na vontade do povo e correspondentes puniçoes, garantias aos punidos e respectivas prevenções. 

 

Resposta à título de teste. 

 

 

Correção Nº 000685 por Ricardo Machado


O candidato não abordou tecnicamente o tema proposto. Primeiro a política criminal não se traduz como a "vontade geral" do povo. Para abordar o tema, acredito que seria necessário explicar o que é Direito Penal, Criminologia e Política Criminal. 

Apesar do espaço curto para desenvolver o tema, na introdução poderia o candidato ter dito que o Direito Penal visa analisar fatos humanos indesejados, definindo quais devem ser rotulados como crime ou contravenção, anunciando as penas. Enquanto a Criminologia visa estudar o crime, o criminoso, a vítima e o comportamento da sociedade. Daí, chegando à Política Criminal, poderia o candidato apenas afirmar que se trata de estratégia e meios de controle social da criminalidade.

Com essa introdução, acho que o candidato deveria desenvolver o texto com as garantias constitucionais (falando do sistema Garantista do nosso ordenamento jurídico), combinando com a interpretação do STF quanto ao tema. 

Assim, mostrando a aplicação da Política Criminal na CRFB, poderia ser dado o exemplo das interpretações do STF quanto a aplicação do princípio da insignificância em determinados casos concretos, como uma forma de política criminal tendo por base os valores garantistas do texto constitucional. 

Dessa forma, em determinados casos, bens jurídicos de valores distintos, onde o de maior valor pode ser insignificante, enquanto o de menor valor pode não ser insignificante, a depender da política criminal adotada pela Corte Suprema ao interpretar a Constituição no caso concreto.

 

Comentários à correção feita por Ricardo Machado

Recentes

0

Elaborar Correção

Veja as respostas já elaboradas para este enunciado

Elabore a sua Correção agora e aumente as chances de aprovação!


Faça seu login ou cadastre-se no site para começar a sua correção.


É gratuito!

Pessoas que mais responderam

01º Jack Bauer
422 respostas
02º MAF
358 respostas
03º Aline Fleury Barreto
224 respostas
04º Sniper
188 respostas
05º Carolina
155 respostas
06º SANCHITOS
127 respostas
07º rsoares
119 respostas
08º amafi
105 respostas
09º Ailton Weller
100 respostas
10º Guilherme
95 respostas
11º Gabriel Henrique
89 respostas
12º Ulisses de Lima Alvim
84 respostas

Ranking Geral

01º Jack Bauer
3374 pts
02º MAF
3086 pts
04º Aline Fleury Barreto
1931 pts
05º SANCHITOS
1403 pts
06º Sniper
1335 pts
07º Carolina
1176 pts
08º Guilherme
1079 pts
09º amafi
998 pts
10º rsoares
920 pts
11º Natalia S H
888 pts
12º Ailton Weller
792 pts
Faça sua busca detalhadamente

QUESTÃO

PEÇA

SENTENÇA

Mostrar Apenas: