Questão
TJ/RJ - 45º Concurso para ingresso na Magistratura de Carreira - 2013
Org.: TJ/RJ - Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
Disciplina: Direito da Criança e do Adolescente
Questão N°: 008

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Enunciado Nº 000698

No dia 15 de agosto de 2013, o adolescente Marcelino foi surpreendido enquanto conduzia um veículo pela via pública, sem habilitação para tanto. Encaminhado ao Juízo competente, Marcelino obteve a remissão, sendo aplicada, na oportunidade, a medida sócio-educativa de prestação de serviços à comunidade, pelo prazo de um mês, com fundamento no art. 112, inc. III, do ECA. Contudo, a defesa interpôs apelação, alegando a impossibilidade de cumulação da remissão com medida sócio-educativa. Assiste razão ao Defensor de Marcelino? Justifique.

Resposta Nº 000636 por Juliana Chaves


De acordo com o disposto no art. 127 do Estatuto da Criança e Adolescente, a remissão, embora não implique necessariamente o reconhecimento ou a comprovação da responsabilidade, pode ser cumulada eventualmente com aplicação de medida sócio-educativa, salvo a colocação em regime de semiliberdade e a internação.

Nesse sentido, parte da doutrina entende que a remissão cumulada com medida sócio-educativa, por não representar reconhecimento da responsabilidade do adolescente, afigura-se inconstitucional.

Todavia, o STF já se pronunciou sobre a constitucionalidade do referido art. 127 do ECA, entendendo que as medidas sócio-educativas em meio aberto têm acentuada natureza sócio-pedagógica e, quando cumulada à remissão perdem todo caráter sancionatório, assumindo feição protetiva, tanto que não prevalecem para efeitos de antecedentes, motivo pelo qual prescinde de comprovação de culpa.

Desse modo, de acordo com a posição do STF, não assiste razão ao Defensor do referido adolescente, sendo possível a cumulação da remissão com a medida sócio-educativa imposta.

Correção Nº 000312 por Daniela Nadia Wasilewski Rodrigues


Gostei bastante da resposta, na minha opinião você conseguiria a pontuação integral. Como sugestão, acho que você poderia ter enfatizado um pouco mais a importância da natureza pedagógica da medida, mas nada que desabone a sua resposta. Parabéns!

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