Questão
TJ/RJ - 46º Concurso para ingresso na Magistratura de Carreira - 2014
Org.: TJ/RJ - Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
Disciplina: Direito da Criança e do Adolescente
Questão N°: 008

clique aqui e responda esta questão
Enunciado Nº 000671

Maria e José são irmãos gêmeos de 27 anos de idade, que residem juntos desde o nascimento. Há alguns anos criam o menor João, que foi deixado na porta de sua casa quando tinha apenas 4 anos de idade. Os irmãos, Maria e José, por terem desenvolvido fortes laços de afeto com João, decidiram adotá-lo.


Pergunta-se:


Os dois irmãos, Maria e José, podem adotar o menor João, cabendo, incidentemente, a destituição do poder familiar?

Resposta Nº 000503 por Juliana Chaves


De acordo com o art. 42 do Estatuto da Criança e do Adolescente podem adotar os maiores de dezoito anos, independentemente do estado civil. Já no § 2º do referido dispositivo, a lei determina que para haver adoção conjunta é indispensável que os adotantes sejam casados civilmente ou mantenham união estável, comprovada a estabilidade da família.

Todavia, o STJ, no REsp 1.217.415-RS, com fundamento no princípio do melhor interesse do menor e realizando uma interpretação mais sociológica da lei, admitiu a adoção de uma criança por dois irmãos (pessoas maiores de idade, que não eram casadas ou viviam em união estável)

De acordo com Tribunal, o conceito de núcleo familiar estável não pode ficar restrito às fórmulas clássicas de família, (casamento ou união estável), devendo ser ampliado para abarcar a noção plena de família, apreendida nas suas bases sociológicas.

O simples fato de os adotantes serem casados ou companheiros, apenas gera a presunção de que exista um núcleo familiar estável, o que nem sempre se verifica na prática.

Desse modo, o que importa realmente para definir se há um núcleo familiar estável que possa receber o menor são os elementos subjetivos, que podem ou não existir, independentemente do estado civil das partes.

Esses elementos subjetivos são extraídos da existência de laços afetivos; da congruência de interesses; do compartilhamento de ideias e ideais; da solidariedade psicológica, social e financeira, fatores que somados, e talvez acrescidos de outros não citados, possam demonstrar o animus de viver como família e deem condições para se associar, ao grupo assim construído, a estabilidade reclamada pelo texto de lei.

Entende também o STJ, que a entrega do filho pelos pais pode dar início ao procedimento de adoção, com futura extinção do poder familiar. Contudo, nas hipóteses em que os pais entregam filho para adoção por falta de recursos financeiros não poder redundar na destituição do poder familiar.

Sendo assim, com base nesses fundamentos, os dois irmão podem adotar o menor João, sem a necessidade da destituição do poder familiar no curso do procedimento.

Correção Nº 000306 por Mayra Andrade Oliveira de Morais


Juliana parabéns, sua resposta bem redigida, porém, ficou extensa e excederia os limites na prova discursiva, sendo que mencionou fatos além do solicitado no enunciado da questão.

Comentários à correção feita por Mayra Andrade Oliveira de Morais

Recentes

0

Elaborar Correção

Veja as respostas já elaboradas para este enunciado

Elabore a sua Correção agora e aumente as chances de aprovação!


Faça seu login ou cadastre-se no site para começar a sua correção.


É gratuito!

Pessoas que mais responderam

01º Jack Bauer
422 respostas
02º MAF
358 respostas
03º Aline Fleury Barreto
224 respostas
04º Sniper
188 respostas
05º Carolina
155 respostas
06º SANCHITOS
127 respostas
07º rsoares
119 respostas
08º amafi
105 respostas
09º Ailton Weller
100 respostas
10º Guilherme
95 respostas
11º Gabriel Henrique
89 respostas
12º Ulisses de Lima Alvim
84 respostas

Ranking Geral

01º Jack Bauer
3374 pts
02º MAF
3086 pts
04º Aline Fleury Barreto
1931 pts
05º SANCHITOS
1403 pts
06º Sniper
1335 pts
07º Carolina
1176 pts
08º Guilherme
1079 pts
09º amafi
998 pts
10º rsoares
920 pts
11º Natalia S H
888 pts
12º Ailton Weller
792 pts
Faça sua busca detalhadamente

QUESTÃO

PEÇA

SENTENÇA

Mostrar Apenas: