Questão
TRE/RO - Concurso para Analista Judiciário - Área Judiciária - 2013
Org.: TRE/RO - Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia
Disciplina: Direito Constitucional
Questão N°: 001

clique aqui e responda esta questão
Enunciado Nº 000009

A vontade de promover soluções para as desigualdades sociais não deve ser confundida com a simples exigência de que o Executivo atenda indiscriminadamente às demandas de cada grupo.


(Adaptado de: GOLDEMBERG, José. Acessado em 23 set. 2013. Disponível em: www.scielo.br)


Redija um texto dissertativo-argumentativo, posicionando-se a respeito do que se afirma acima.

Resposta Nº 000219 por FF


A Constituição Federal de 1988, conhecida como a Constituição Cidadã, foi pródiga ao prever uma série de direitos e garantias fundamentais, permitindo, inclusive o surgimento e expressão de vários grupos sociais minoritários. 

Com a disseminação de suas ideologias e organizações associativas, esses grupos iniciaram uma série de cobranças em relação à inclusão de seus interesses na agenda de políticas públicas estabelecidas pelos poderes executivos em todas as esferas.  

De fato, vivemos em um dos países mais caros em termos de cobrança de impostos, o que leva a uma expectativa muito grande de retorno dos representantes eleitos, principalmente desses grupos mais vulneráveis que determinam seus votos com fé, não só em um bom administrador, mas também em um assistencialista pronto à responder todas as demandas, como dos pais aos filhos. 

Tal política, muitas vezes promíscua, encontra limites no interesse público, traduzido na vontade da maioria dos cidadãos, bem como, na capacidade financeira no atendimento dessas demandas pelo Estado. 

O Estado, representado na figura do Poder Executivo, determinam suas decisões ponderando-se o interesse primário ( dos cidadãos), o interesse público secundário (vontade administrativa) e possibilidade material para suas execuções, não raro, muito limitadas. 

Esse limite material, denominado pela doutrina de Reserva do Possível, muitas vezes se apresenta nas insistentes cobranças dos grupos sociais mais desfavorecidos, muitas vezes reconhecidas pelo Estado, mas impossíveis de serem atendidas diante da insuficiência financeira para tanto, somada às muitas outras necessidades mais emergenciais. 

Isso não quer dizer que o Estado possuí um óbice universal a tais demandas, pelo contrário, muitas vezes o administrador no atendimento dessas demandas,  deverão ponderar os interesses em conflito a fim de preservar o mais importante. Por exemplo, a vida de um cidadão necessitado de um tratamento que inviabilizaráos investimentos em infraestruturas no município.  

Nesses cenários mais dramáticos de decisões que se demonstra a inviabilidade o Estado atender todos os pedidos de determinados grupos sociais, pois, muitas vezes não se referem ao interesse mais emergente dos cidadãos, mas demandas irrazoáveis e, até exclusivas àqueles. 

Portanto, o Poder Executivo deve sim atender o comando constitucional de proteção e garantia de todos, com muita atenção não só aos grupos menos favorecidos, mas também à todo grupos social, sempre se determiando pelos princípios insculpidos na Constituição Federal. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Correção Nº 000241 por Daniela Nadia Wasilewski Rodrigues


Você escreve muito bem, mas na minha opinião utilizou uma linguagem tão rebuscada que tive dificuldade pra entender, literalmente escreveu muito e disse pouco. Você poderia ter dado mais exemplos práticos e utilizado uma linguagem mais objetiva. Certas expressões devem ser evitadas em uma prova, dizer que determinada política é promíscua pode não ser bem vista pelo examinador. A questão pedia o posicionamento do candidato e faltou isso na sua resposta. 

Comentários à correção feita por Daniela Nadia Wasilewski Rodrigues

Recentes

0

Elaborar Correção

Veja as respostas já elaboradas para este enunciado

Elabore a sua Correção agora e aumente as chances de aprovação!


Faça seu login ou cadastre-se no site para começar a sua correção.


É gratuito!

Pessoas que mais responderam

01º Jack Bauer
422 respostas
02º MAF
358 respostas
03º Aline Fleury Barreto
224 respostas
04º Sniper
188 respostas
05º Carolina
155 respostas
06º SANCHITOS
127 respostas
07º rsoares
119 respostas
08º amafi
105 respostas
09º Ailton Weller
100 respostas
10º Guilherme
95 respostas
11º Gabriel Henrique
89 respostas
12º Ulisses de Lima Alvim
84 respostas

Ranking Geral

01º Jack Bauer
3374 pts
02º MAF
3086 pts
04º Aline Fleury Barreto
1931 pts
05º SANCHITOS
1403 pts
06º Sniper
1335 pts
07º Carolina
1176 pts
08º Guilherme
1079 pts
09º amafi
998 pts
10º rsoares
920 pts
11º Natalia S H
888 pts
12º Ailton Weller
792 pts
Faça sua busca detalhadamente

QUESTÃO

PEÇA

SENTENÇA

Mostrar Apenas: